logo

MATO GROSSO

Deputado propõe cassação da CNH para quem abandonar animais em vias públicas

A proposta segue para análise e debate nas comissões competentes da Assembleia Legislativa.


Por Redação com LC News

img

Foto: Rafael Rosa

O deputado estadual Beto Dois a Um(PSB), apresentou na última semana, Projeto de Lei que prevê a cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no âmbito do Estado de Mato Grosso, para condutores que utilizarem veículos automotores com o objetivo de abandonar animais em vias públicas.

 

O PL está alinhado com o Abril Laranja, mês de conscientização e combate aos maus-tratos e ao abandono de animais.

 

“O projeto visa punir com rigor o abandono de animais, uma prática cruel, desumana e amplamente repudiada pela sociedade”, destaca o parlamentar.

 

Tipificado como crime ambiental pela Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 (Lei de Crimes Ambientais), o abandono de animais continua sendo cometido com frequência.

 

“A impunidade nos traz uma sensação de injustiça e impotência. E isso demonstra que as sanções atualmente previstas são insuficientes para inibir essa prática nefasta de forma eficaz”, explica.

 

Vale ressaltar que a sanção prevista na proposta se vincula diretamente à proteção ambiental e à repressão de crimes ambientais e não à regulação do trânsito em si.

 

“Não se trata de modificar normas de trânsito, mas de criar uma penalidade adicional vinculada à prática de um crime ambiental específico, cuja materialização se dá, muitas vezes, mediante o uso de veículos. A penalidade administrativa prevista se insere no exercício da competência estadual para legislar sobre temas de interesse local e regional, especialmente na proteção da fauna e no combate ao abandono de animais”, conclui Beto Dois a Um.

 

A proposta segue agora para análise e debate nas comissões competentes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, onde serão discutidos eventuais ajustes e a viabilidade de sua implementação.

 

Clique aqui para receber as notícias do Popular Online no WhatsApp


IRREGULARIDADES

TCE identifica indícios de graves falhas em edital e suspende a concessão do Hospital Regional de Cáceres

O conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Guilherme Maluf, determinou a suspensão da concessão do Hospital Regional de Cáceres após identificar indícios de graves irregularidades no Edital de Chamamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES), lançado em 14 de maio, que previa a celebração de contrato de gestão com uma Organização Social de Saúde (OSS) para...


VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

Das 28 vítimas de feminicídio em MT, apenas 2 tinham medida protetiva contra autor

De acordo com o Ministério Público de Mato Grosso, 85,7% das vítimas não possuiam boletim de ocorrência.


SAÚDE PÚBLICA

Presidente da Câmara atribui ao Governo do Estado a situação caótica da saúde em Araputanga

“O Governo do Estado não faz a obrigação que deveria fazer e sobra pra quem? Sobra para o município, que não dá conta”, declarou o parlamentar, após tentar justificar a situação desumana enfrentada pelos pacientes em transporte de hemodiálise.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.